Direito autoral: motivos para registrar a sua marca

inpiAdministrar uma empresa envolve muitos processos. Criação, gestão, contratação, financeiro, etc. Por isso, é preciso estar ciente de que todas as etapas são essenciais para o bom funcionamento do empreendimento. Um dos pontos principais e que nem todo empreendedor leva a sério é o registro da marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial para que esteja 100% protegida e preservada.

Além de segurança e exclusividade, o registro da marca garante a proteção patrimonial, já que a marca pode vir a se tornar um dos bens mais valiosos de uma empresa, chegando a valer, em alguns casos, mais que todo seu patrimônio material.

Algumas razões pelas quais essa deve ser a sua primeira preocupação.

  •  Proteção Comercial e Proteção Jurídica

O registro da sua marca é uma segurança legal.  Ela te protege comercialmente e juridicamente, protegendo que outras empresas ou pessoas possam fazer qualquer uso indevido da sua marca ou praticar pirataria. Estar protegido legalmente nessas situações é um benefício que a longo prazo pode beneficiar muito a sua marca.

  • Tempo e esforço aplicado

Você com toda a certeza dedicou grande parcela de tempo, dinheiro e esforço na criação da sua marca. Muitas vezes, anos de trabalho são investidos para o desenvolvimento. Já pensou que algum dia, tudo isso pode ser perdido? Por esse motivo o registro da marca é um fator que deve ser pensado com muito carinho. Com sua marca protegida e registrada, você não corre riscos de perder anos de trabalho.

  • Parcela do Mercado

O registro de marca, além de te dar proteção jurídica, como comentado no motivo número um, também garante a utilização da sua marca. Assim, concorrentes ficam impossibilitados de simular ou reproduzir a sua marca e desviar seus prospectos.

  • Perda da Marca

Muitos concorrentes acabam agindo de má fé no mercado. Se algo desse estilo acontecem é essencial que sua marca esteja protegida e registrada para que não exista a possibilidade de um concorrente poder registrá-la e você precisar retirar a marca de circulação.

  • Investimento

Considerando os fatores como perda da marca e multa por uso indevido de propriedade intelectual, o investimento para o registro de sua marca se reverte em benefício.

  • Vantagem em relação à concorrência

Além de ter tido uma grande ideia de empreendimento, o registro de marca prevê que você tem benefícios em relação à concorrência. Você poderá competir com outras marcas com total certeza de que ninguém poderá copiar seu nome e serviços ou produtos.

  • O investimento é baixo

Diferentemente do que muitos pensam, o gasto com o registro de marca é baixo. O investimento inicial é irrisório perto dos valores que seriam gastos caso você não solicitasse o uso exclusivo da marca junto ao INPI.  Multas, processos, impressos, entre outros. Pense bem!

  • Preservação da imagem da empresa

Você poderá investir o quanto quiser com branding, posicionamento de marca, plano de negócios, produtos, inovação e marketing. A marca é sua! Após o registro dela, é hora de cuidar da imagem da empresa e fazê-la crescer cada vez mais.

Em resumo,  a maioria dos empresários investem em Marcas e Patentes porque querem:

– usar sua marca com segurança, sem arriscar seu bem mais valioso;

– ter exclusividade em todo o país, para evitar que seus cliente lhe confundam com outras empresas;

– aumentar seu patrimônio e fazer operações com segurança;

– ganhar dinheiro com a marca através de licenciamento ou franquia.

Fonte: AdNews/INPI/A magia do mundo dos negócios